sábado, 18 de setembro de 2010

De Cadastro Técnico Multifinalitário Urbano e De HD Virtual

De Cadastro Técnico Multifinalitário Urbano

Respondendo o pedido no comentário da senhora ou senhorita anônima do dia 16 de setembro de 2010:

Anônima, o crescimento urbano sem controle, acentuado e desordenado, levou aos gestores uma preocupação maior com o planejamento dos recursos humanos e ao modo de cobrança de impostos, além da fiscalização do uso do solo. Precisando a partir daí, de dados precisos para a tomada de decisões, e de uma ferramenta que possibilite a aquisição desses dados, para futura análise. Essa ferramenta é o Cadastro Técnico Multifinalitário, que ganhou força com a informatização e a criação dos SIG(Sistema de Informação Geográfica), mas, mesmo assim não está sendo explorado todo o seu pontencial, por não ter suas normas técnicas definidas, pois ainda estamos esperando a aprovação da PL Nº 3.057/00. O sucesso dessa lei é bastante esperado, pois, temos a comprovação do método com a lei de georreferenciamento de imóveis rurais.



De acordo com LOCH (1998 apud Gonçalves 2006) "O Cadastro Técnico Multifinalitário é uma área de pesquisa intradisciplinar que envolve conhecimentos desde as medidas cartográficas até ao nível dos imóveis, a legislação que rege a ocupação do solo, bem como uma avaliação rigorosa da melhor forma de ocupação deste espaço para se obter o desenvolvimento racional da área."

Se você pesquisar no Google, achará várias publicações e artigos sobre o assunto. Achei essa publicação do COBRAC - Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário de 2006 da Universidade Federal de Santa Catarina de 15 a 19 de outubro, por Rômulo Parma Gonçalves, Rafael José de Oliveira Andrade, Leonardo Campos de Assis, Giuliano Sant’Anna Marotta e Prof. Éder Teixeira Marques do departamento de engenharia civil da Universidade Federal de Viçosa/MG. Segue abaixo para ser folheada em ambiente digital.


De HD Virtual

Pessoal já estamos com alguns arquivos disponíveis em nosso HD virtual, é só clicar no link da direita. Quero em nome do blogue agradecer a colaboradora Gilmara Carvalho pelos arquivos. Espero por mais colaborações para acabarmos de vez com esse negócio de vários emails para cada turma que entra no curso. Ajudem os desblocados... risos!

Ícaro Medeiros.